sábado, 24 de outubro de 2009
neoqeav
Meus avós já estavam casados há mais de cinqüenta anos e continuavam jogando um jogo que haviam iniciado quando começaram a namorar.
A regra do jogo era que um tinha que escrever a palavra “Neoqeav” num lugar inesperado para o outro encontrar e assim quem a encontrasse deveria escrevê-la em outro lugar e assim sucessivamente.
Eles se revezavam deixando “Neoqeav” escrita por toda a casa, e assim que um a encontrava era sua vez de escondê-la em outro local para o outro achar.
Eles escreviam “Neoqeav” com os dedos no açúcar dentro do açucareiro ou no pote de farinha para que o próximo que fosse cozinhar a achasse. Escreviam na janela embaçada pelo sereno que dava para o pátio onde minha avó nos dava pudim que ela fazia com tanto carinho.
“Neoqeav” era escrita no vapor deixado no espelho depois de um banho quente, onde a palavra iria reaparecer depois do próximo banho.
Uma vez, minha avó até desenrolou um rolo inteiro de papel higiênico para deixar “Neoqeav” na última folha e enrolou tudo de novo.
Não havia limites para onde “Neoqeav” pudesse surgir.
Pedacinhos de papel com “Neoqeav” rabiscado apareciam grudados no volante do carro que eles dividiam.
Os bilhetes eram enfiados dentro dos sapatos e deixados debaixo dos travesseiros.
“Neoqeav” era escrita com os dedos na poeira sobre as prateleiras e nas cinzas da lareira. Esta misteriosa palavra tanto fazia parte da casa de meus avós quanto da mobília. Levou bastante tempo para eu passar a entender e gostar completamente deste jogo que eles jogavam. Meu ceticismo nunca me deixou acreditar em um único e verdadeiro amor, que possa ser realmente puro e duradouro.
Porém, eu nunca duvidei do amor entre meus avós.
Este amor era profundo. Era mais do que um jogo de diversão, era um modo de vida.
Seu relacionamento era baseado em devoção e uma afeição apaixonada, igual as quais nem todo mundo tem a sorte de experimentar. O vovô e a vovó ficavam de mãos dadas sempre que podiam.
Roubavam beijos um do outro sempre que se batiam um contra outro naquela cozinha tão pequena. Eles conseguiam terminar a frase incompleta do outro e todo dia resolviam juntos as palavras cruzadas do jornal. Minha avó cochichava para mim dizendo o quanto meu avô era bonito, como ele havia se tornado um velho bonito e charmoso.
Ela se gabava de dizer que sabia como pegar os namorados mais bonitos.
Antes de cada refeição eles se reverenciavam e davam graças a Deus e bençãos aos presentes por sermos uma família maravilhosa, para continuarmos sempre unidos e com boa sorte.
Mas uma nuvem escura surgiu na vida de meus avós: minha avó tinha câncer de mama. A doença tinha primeiro aparecido dez anos antes.
Como sempre, vovô estava com ela a cada momento.
Ele a confortava no quarto amarelo deles, que ele havia pintado dessa cor para que ela ficasse sempre rodeada da luz do sol, mesmo quando ela não tivesse forças para sair.
O câncer agora estava de novo atacando seu corpo.
Com a ajuda de uma bengala e a mão firme do meu avô, eles iam à igreja toda manhã. E minha avó foi ficando cada vez mais fraca, até que, finalmente, ela não mais podia sair de casa. Por algum tempo, meu avô resolveu ir à igreja sozinho, rezando a Deus para zelar por sua esposa. Então, o que todos nós temíamos aconteceu.
Vovó partiu.
“Neoqeav”foi gravada em amarelo nas fitas cor-de-rosa dos buquês de flores do funeral da vovó.
Quando os amigos começaram a ir embora, minhas tias, tios, primos e outras pessoas da família se juntaram e ficaram ao redor da vovó pela última vez.
Vovô ficou bem junto do caixão da vovó e, num suspiro bem profundo, começou a cantar para ela.
Através de suas lágrimas e pesar, a música surgiu como uma canção de ninar que vinha bem de dentro de seu ser. Me sentindo muito triste, nunca vou me esquecer daquele momento. Porque eu sabia que mesmo sem ainda poder entender completamente a profundeza daquele amor, eu tinha tido o privilégio de testemunhar a beleza sem igual que aquilo representava.
Aposto que a esta altura você deve estar se perguntando:
“Mas o que Neoqeav significa?”
Nunca Esqueça O Quanto Eu Amo Você
( POSTEI PORQUE ACHEI LINDA A HISTÓRIA)
Vida.
De vez em quando nos deparamos com a realidade que para morrer, só precisamos estar vivos. Que quando mal nascemos, já começamos a morrer, não temos tempo de vida, e sim, quanto tempo demoramos para morrer.
Percebemos como somos frágeis, como nosso corpo é uma espécie de máquina que algum dia, estraga alguma peça e temos que concertar, ou muitas vezes essa peça não tem concerto.
É nesses momentos que damos o valor a pequenas ações, pois não sabemos quanto tempo nos resta de sobrevivência. Damos valores a Sentimentos sinceros, abraços apertados, simples palavras.
Não deixe oque se pode fazer agora, para depois; quem nos garante que teremos chance de cumprir nossas metas? realizar nossos sonhos?
Por isso, ria, chore, grite, cale - se, ame, odeie, nade, corra, enfim... viva, cada momento, cada dia como se fosse o ultimo, porque afinal, não sabemos quanto tempo iremos durar no mundo.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
saudade.
Um dia, alguém que você ama, sempre acaba te abandonando, te deixando sozinho, de um jeito ou de outro. E você aprende a viver sozinho, a fazer amigos novos, e é obrigado a isso, afinal, um dia eles também irão te deixar, e você acaba criando um ciclo sem fim.
Quando esse dia chega, ou está para chegar, seu coração aperta, e seu mundo desmorona. Coração em pranto, sua vida não tem mais o mesmo sentido sem aquele alguém tão especial.
As vezes a ausêcia desse tal alguém é temporária, ou talvez eterna.
A vida é dura conosco, tirando nossos maiores bens de perto de nós. Depois de um determinado tempo, você aprende a viver sem ela, e se acostuma com a saudade, que quando aperta, parece uma dor incansávem que vem corroendo por dentro, nos destruindo sentimentalmente. Nunca sabemos quando vamos poder vê-la denovo, e isso sempre acaba te destruindo mais.
A vida é feita disso, te idas e vindas, de perdas e conquistas, os opostos sempre juntos.
E oque podemos fazer para mudá - la? Nada, apenas esperar incansávelmente, para que esse tal alguém volte, e mate sua saudade.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
salve.
RAP.
musica que expressa a realidade, muitas vezes cruel. Que eleva a alma e me faz sentir bem.
Musica muitas vezes protestante, que vários preconceituosos querem rotular, e julgal dizendo que é de marginal.
Trazida da cultura negra, faz a cabeça de milhões de pessoas ao redor do mundo.
"RAP é isso quando é feito por quem tem talento
Parte de um movimento de mudança
a voz e a trilha sonora de quem acredita na esperança
pra mim, pra nóis, pra quem ama o RAP é isso
e ja dizia o poeta: O Rap é Compromisso"
(Kamau).
Enfiim... só quem ouve sente e intende.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
descobri que sou idiota.
Hoje reparei um pouco mais na pessoa refletida no espelho. Fiz uma séria constatação. EU SOU IDIOTA! Isso mesmo, idiota. Mas não pense que tenho vergonha disso.
Nos dias de hoje, ser idiota é privilégio. Os idiotas de hoje são aqueles que conseguem sorrir mesmo quando a dor aperta. São aqueles que ainda dizem Eu te Amo olhando nos olhos, que valorizam abraços e gostam de andar de mãos dadas.
Idiotas são aqueles que crêem num sentimento sincero, que ainda esperam encontrar um amor perfeito, que escrevem e lêem poesias e que mandam flores.
Idiotas são românticos, no sentido mais meloso da palavra, mas não se envergonham disso. São aqueles que se permitem chorar quando a dor machuca, quando o amor se vai ou o filme emociona. Cantam músicas de amor como se fossem hinos, mesmo porque, para seus corações apaixonados realmente são.
Idiotas são sentimentais. Se magoam com a menor das brigas e lutam pela reconciliação. São aqueles que não ligam para o que os outros dizem, eles se dão por completo.
Idiota é aquele que pede desculpa mesmo sem ter errado, que pede licença, que dá bom dia, boa tarde, boa noite. Que pergunta “como vai?”, “precisa de alguma coisa?”, “ta tudo bem?’. É aquele que não esquece nem do amigo que não dá mais notícias, aquele que lembra da infância e comemora o quanto foi bom.
Idiota é aquele que ri de si próprio, que brinca de descobrir desenho em nuvem, que anda descalço e toma banho de chuva. Que chora por briga de amor, e que a cada briga acha que o mundo acabou, mas que logo perdoa.
Idiota é aquele que, mesmo nesse mundo corrompido, insiste em ser sincero. Que estende a mão pra ajudar quem for, que faz o bem sem olhar a quem.
Idiotas se preocupam, se arrumam e se enfeitam para ver a pessoa amada. Querem estar sempre belos, nem que seja só pra se olhar no espelho.
Idiotas se divertem.
Idiotas tem amigos.
Idiotas amam.
Idiotas são felizes...
[texto retirado dessa comunidade http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=34697782 li e gostei, e ta aí o post de hoje]
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
se liga.
certamente você deve ouvir todo dia, algo a respeito das catástrofes mundiais, na extinção de animais, no efeito estufa, aquecimento global, enfim...
Trabalhos escolares sobres esses assuntos, as vezes nos enche, mas é a realidade!
Pessoas morrendo de fome, de sede,onde por outro lado, pessoas usam água potável para lavar seus belos carros. Animais sendo vítimas de caçadores ilegais, que roubam suas peles para fazer futilidades, como casacos, bolsas, sapatos...
O mundo desabando, e oque você faz para mudar isso?
Nada?
está na hora de começar a refletir um pouco mais sobre o futuro, ou você quer que seus netos, ou até seus filhos sofram as consequências?
Quando você consome uma bala, onde você joga a embalagem? no chão? já tentou jogar no lixo? se todo mundo começasse a fazer essas coisas pequenas, o mundo seria melhor!
Se todo mundo jogasse o lixo no seu devido lugar, se todo mundo demorasse menos no banho, ou começasse a reutilizar a água para lavar seus carros e calçadas. Parassem de matar animais, e cortar árvores a toa, o futuro da humanindade certamente melhoraria.
Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come!
(greenpeace)
Pense mais sobre isso!
Salve o Planeta, afinal ele é o único que tem sorvete :]
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Felicidade.
Felicidade se encontra em abraços apertados, em ouvir palavras bonitas, em estar com pessoas que te fazem feliz.
Você já deve ter ouvido falar, que a felicidade se encontra nas coisas mais simples da Terra, e isso é a mais pura de todas as verdades, ou vai dizer que você precisa de muito pra ser feliz?!
Nos sentimos, muitas vezes felizes, por passar a tarde admirando a beleza do mar e do por do Sol, nos sentimos felizes em ouvir as idiotices que nossos amigos palhaços contam, em estar com quem se gosta.
Eu me sinto extremamente feliz, por ter os melhores amigos possíveis, os melhores pais do mundo, me sinto feliz, não por esbanjar dinheiro, e comprar coisas fúteis, me sinto feliz por apenas existir.
Busque ser mais feliz, sorria mais, leve a vida mais simplesmente.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Me pego pensando novamente, que a Vida é só uma viagem, que no final, você nunca leva nada que você conquista aqui na terra.
Acho que o amor não existe pra todo mundo, que poucas pessoas tem a sorte de conhecê - lô.
Queria tanto poder amar, poder mandar no coração, poder me sentir segura nos braços de algum garoto, me sentir amada.
Sinto necessidade disso. Vejo amigas, primas, namorando, ou até mesmo de 'rolinho' como dizemos hoje em dia, e eu aqui, sozinha. Ficar sozinha tem suas vantagens e desvantagens, sua melhor vantagem, é que você pode beijar qum você quiser a hora que bem entender, mas isso não é de mim. Eu não sou assim!.
Só queria amar, e me sentir amada. Isso é pedir muito?!
domingo, 12 de julho de 2009
um pouco de mim.
são exatamente 3 e 36 da manhã do dia 13 de Julho.
to aqui, sem sono nenhum, depois de uma festa.
Sentindo me completamente vazia, e isso é mau, muito mau.
Minha melhor amiga vai embora, e eu não me sinto 'amada' por alguém há muito tempo.
Me sinto ruim, vazia, com saudade de pessoas.
Olho pra todo o lado, e sempre tem um casal, alguém que se ama, da inveja, mas não inveja ruim, inveja de estar no lugar daquela garota, e me sentir amada.
Daqui algum tempo, vou estar completamente sozinha, sem a minha metade, e ai? oque eu farei? sem ter em quem confiar, sem ter um ombro pra chorar, sem ter a minha irmã, a minha melhor amiga?.
(lágrimas caem sobre o teclado)
Tudo que eu mais queria agora, era que minha melhor amiga, não fosse embora, e me sentir, ao menos uma vez amada por alguém novamente.
Se você ama alguém, corra atrás. Curta todos os momentos possíveis ao lado dessa pessoa, que talvez algum dia, essa pessoa te abandone, te deixe sozinha. Aí, você vai se sentir como eu, um vazio sem fim.
Bom, to indo dormir, ou pelo menos tentar.
Beijos.
Por Leticia Trezecik.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
amigos.
Algumas vezes na vida você encontra um amigo especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que REALMENTE tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, seu amigo pra sempre te põe pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Seu amigo pra sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, seu amigo pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, seu amigo pra sempre te guia e te põe no caminho certo. Seu amigo pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. No meu caso não é amigo, e sim AMIGOS!
Amizades são assim, não são feitas só de momentos bons, têm seus altos e baixos, suas fases boas e ruins. O que as torna tão especiais é como, sempre, apesar de todas essas fases, elas continuam sólidas, e só crescem e se fortalecem a cada dia que passa.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Ele.
és minha força, és minha rocha, és meu escudo, minha cidadela,
és meu socorro, minha segurança, és meu refugio, minha fortaleza, és o meu amado, Santo és Senhor Jesus.
os meus olhos estão em ti, a minha alma deseja te adorar, em tua presença sou como criança, procurando os teu braços pra me entregar, quero encostarme em teu peito, só para ouvir as batidas do teu coração, e transbordando em teu amor, declarar que te amo senhor Jesus.
domingo, 5 de julho de 2009
uma amor maior.
Torcer pelo Coritiba é um exemplo de amor e de fé, pois tudo é possível para a torcida que nunca abandona. Ser torcedor do Coritiba é maravilhoso. Sou da torcida que nunca pára de cantar.
Caímos por culpa dos outros, mas reerguemos o Coxa pelas nossas mãos.
Visto a camisa todo dia, saio nas ruas com ela. Tenho orgulho da minha camisa. Ah, o time perdeu? Não tem problema, nossa torcida é a melhor!
Eu uso CFC no nome sim. Eu assino como Coxa Branca de coração. Meu amor incomoda as torcidas adversárias sim! Eles sabem que o AMOR é maior que a paixão.
Meu time está mal, mas minha torcida não o abandona. A fiel torcida do Verdão não abandona o time de coração. Levamos faixas, bandeiras, camisas e muita vontade de cantar pelo Coxa durante todo o jogo.
Minha torcida não pára de cantar um segundo sequer, minha torcida é a única que faz o Couto balançar e a Baixada se calar.
Eu sou Coritiba, sou Coritiba de coração. Tenho orgulho, não sou modinha, não sou da geração shopping, sou da galera da arquibancada. Não sou da torcida estilista, sou do povão, da galera que canta com o coração. Gosto de Musicas, Musicas que são cantadas no Couto. Não canto o ódio contra os adversários do time da Baixada, canto o amor pelo meu Alviverde do Alto da Glória. Lembra de 2001? Vocês cantaram seu ódio contra nós? Lembra de 2005? Minha torcida contou seu amor pela nossa camisa. Chora não menino, perder de quatro é normal para vocês. Muda de time, torça pelo Coxa. É, somos diferentes, eu tenho orgulho da minha torcida. E você, tem da sua??
Eu vou no Couto só pra ver minha fiel torcida cantar sem parar, Coooxaaaa! Cooxaaaa! Eu sou do Coxa, a mais fiel do Paraná, a torcida que nunca abandona.
Enquanto eu existir, estarei torcendo por seu sucesso, vibrando com suas vitórias, chorando e sofrendo com suas derrotas. E te aplaudindo em todos os momentos, sejam eles momentos de glória, ou de angústia. Eu mera mortal, sei que não vou durar pra sempre, mas é maravilhoso saber que você Cotitiba football club vai, vai durar por toda a eternidade, tamanha a sua grandeza. Eu te amo Hoje, eu te amo ontem, eu te amarei amanhã e sempre, cada vez mais e mais.
Solidão.
Solidão é um sentimento onde uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa.
Se algum dia eu não acordar; Se tudo fosse perfeito, se as coisas fossem perfeitas, não existiria lições de vida, não haveria arrependimentos e nem descobertas; Se tudo fosse perfeito, mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados. Se tudo fosse perfeito, olhares não se completariam e gestos passariam despercebidos;Se tudo fosse perfeito, as lágrimas não existiriam, as palavras seriam perfeitas;Se tudo fosse perfeito, eu pularia no abismo sem medo da morte, pois asas eu ganharia;Se tudo fosse perfeito, eu atravessaria o oceano sem medo de ser levado pelas ondas, sem receios de me perder em suas profundezas; Se tudo fosse perfeito, dores não existiriam e a cura não seria procurada. Nada é por acaso, pois nem o destino é Perfeito!
Willian Shakespeare
sábado, 4 de julho de 2009
são todos iguais.
Sim, os homens são todos iguais, iguaizinhos sim.
Eles falam que vão te ligar no dia seguinte, e não te ligam. Dizem que te amam, mas quando voce tá virando a esquina eles já estão com outra. Dizem que estão super afim de você, e você burra as vezes cai, e quando estão numa rodinha de amigos dizem, ELA TA MINHA MÃO.
São poucos, pouquíssimos os homens que sao diferentes, eu tive o prazer de ter conhecido um.
Mas fazer oque, não conseguimos viver sem eles.
São uns canalhas, ordinários ... que nos enganam, nos fazem de idiotas, e só depois que nos perdem, dão conta do nosso verdadeiro valor, mas muitas vezes ja é tarde demais, eles percebem que somos as únicas, e a gente percebe que eles eram apenas mais um.
HAHA...
Homens, um mal necessário.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Minha verdade mais absoluta.
Quando dizemos que amamos alguém, não significa apenas que estamos apaixonados por alguém. Tem vários tipos de amores, o amor que sentimos pelos nossos pais, o amor que sentimos por aquela pessoa que estamos apaixonados, e o amor de amigo.
Sabe aquela pessoa qeu nunca te abandona? Que é o seu diário ambulante? Que você pode confiar de olhos fechados? Que te escuta, te critica, te corrige, te ajuda, te defende em tudo?.
Aquela pessoa que chora com você, que ri com você, que você passa os melhores momentos da vida junto dela?.
Aquele Anjo que Deus colocou em sua vida, pra te proteger, e estar contigo sempre.
Essa pessoa não tem seu sobrenome, e nenhum tipo sequer de ligação sanguínea.
Então, essa pessoa podemos chamar de MELHOR AMIGA, da irmã que não tivemos.
Aquela que você conta seus segredos mais secretos, aquela que você paga os piores micos.
Aquela única.
Aquela que você ama, verdadeiramente. Aquela que você sabe, que nunca vai te deixar de lado, ou querer seu mal. Essa é a sua melhor amiga.
Dedicada a Bruna Emanuelle.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
De uma coisa eu tenho certeza.
Entre tantos problemas, dilemas, momentos confusos.. eu descubri uma coisa mais importante. Eu vi que podemos sim superar todas quedas em nossa vida. O mundo gira, as vezes estamos por cima, as vezes nao. Os humilhados serão sempre esaltados, e Deus escreve certo por linhas tortas. O essencial é termos o nosso refúgio em todos os instantes. e encontrei isso na minha familia. Os que nunca vão poder me abandonar, no qual temos um laço não apenas sanguíneo, mas um laço de amor, do amor mais puro e verdadeiro do Universo, o amor daqueles que nunca vão nos fazer mal algum. São anjos que Deus manda a Terra, para fazer com que nos proteja de todo o mal. Mãe e Pai, eu amo muito voocês.
Dedicada a Tati&Sérgio. ♥
Socorro.
Me sinto tão estranha e fria. Já não sinto nada por alguém há algum tempo. Lembro que quando sofria por amor, ter pedido a Deus, para não mais me apaixonar, ou não me apegar tão fácil a pessoas. Mas isso foi num momento de injúria, de angústia, não queria que isso realmente se concretizasse. Pensei que fosse bom não se apaixonar por ninguém. Não imaginei o quanto fosse angustiante me sentir assim. Hoje eu sinto tanta falta de me apaixonar de ficar a espera de uma ligação, do meu coração bater acelerado quando vê-lô, de sentir ciúmes de alguém, de sentir aquele " friozinho na barriga" quando beijá-lo.
Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar, nem pra rir
Socorro, alguma alma, mesmo que penada
Me entregue suas penas
Já não sinto amor, nem dor, já não sinto nada
Socorro, alguém me dê um coração
Que esse já não bate, nem apanha
Por favor, uma emoção pequena
Qualquer coisa
Qualquer coisa que se sinta
Em tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva.
Cassia Eller - Socorro ♪
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Seria Legal.
Leegal seria se todos soubessem a importância que cada pessoa pode fazer em sua vida. Que cada ação tem uma reação, boa ou ruim. O melhor de tudo seria se a verdade nunca fosse escondida, que você nunca precisasse guardar um segredo ruim que causaria mal a uma pessoa. Amigos não deveriam ir embora nos deixando com saudades, eles não deveriam morar longe e nem deveriam ser enganados ou magoados de qualquer maneira por outro amigo. Sinceramente eu digo a vocês que ninguém nunca vai conhecer a todos de verdade. Nem se são amigos a mais de anos, ou se são namorados. Todos tem algum segredinho escondido que não se deve compartilhar com ninguém. segredinhos esses, que podem fazer um grande estrago. Ou não.
Hoje eu queria que o mundo fosse mais verdadeiro, que as pessoas fossem mais discretas, que não ouvesse tanta violência. Queria viver, talvez na época da minha mãe, ou avó.
Onde pessoas eeram mais inocentes, verdadeiras. Bala era 7 belo ou Juquinha, e não bala perdida.
Que pudéssemos confiar mais nas pessoas, e colocar todo a nossa confiança sobre elas.
Enfiim... Queria viver num mundo mais verdadeiro.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Oi.
Primeiro dia no Blog *-*
Eu criei, porque tem dias que eeu to muito³ inspirada, e num gosto de ficar escrevendo essas coisas no Fotolog.
Bem, espero que eu continue inspirada.
Enfiim...
Eu preciso amar, preciso de amores, amores verdadeiros.
Preciso sentir ciúmes de alguém, preciso me sentir amada, me senti segura ao lado de um alguém.
Preciso de emoções fortes, de carinho, de beijos calorosos, abraços apertados.
Assinar:
Postagens (Atom)